2 de janeiro de 2013

Torta Sonho de Valsa com brigadeiro

Não tem jeito, chocolate é chocolate. Das três sobremesas que eu fiz para o Natal, esta aqui foi a mais "atacada". Em um minuto, uma bela (e intacta) sobremesa estava sobre a mesa. Minutos depois dos convidados começarem a se servir de sobremesa, restava uma cratera de chocolate, vestígio do que em um momento foi uma torta, rssss. O pessoal comeu demais!

Esta receita já tem no blog e foi a Nélia quem fez inicialmente e postada aqui. Porém, decidi fazer uma alteração na receita original dela e colocar um creme de brigadeiro (yummy, yummy, yummy). Também fiz uma decoração diferente. A Nélia pica bem o bombom sonho de valsa, até esfarelando, e coloca por cima da torta. Eu escolhi esta peça em vidro alta e trabalhei as laterais com metades dos bombons (e a turma delirava quando em estava fazendo isso, querendo atacar os bombons) e, por cima, coloquei pedaços maiores do bombom, sem esfarelar. 

A receita da Nélia é mais light, certamente. A minha tem todas as calorias possíveis e mais um pouco!!! Escolham a que mais convém e se joguem!


Torta Sonho de Valsa com Brigadeiro

Rendimento: 20 porções

Ingredientes

2 latas de leite condensado
3 ovos
1 1/2 lata leite (mesma medida da de leite condensado)
1 colher de sopa rasa de maizena
1 colher de manteiga
5 colheres de chocolate em pó
2 colheres de sopa de açucar
1 caixa de creme de leite
1/2 caixa de biscoito champagne
12 bombons sonho de valsa
Leite em quantidade suficiente para umedecer os biscoitos

Modo de fazer

Misture e leve ao fogo o leite condensado e o leite, as gemas (coe as gemas na peneira para tirar o cheiro) e a maizena. Mexendo sempre até tomar consistência de creme. Não deixe ferver muito tempo para não correr o risco de talhar. Deixe esfriar um pouco e coloque em um pirex. Por cima deste creme, coloque metades dos bombons por toda a lateral do pirex.
No espaço que sobrou entre os bombons, coloque o biscoito champagne umedecido em leite.
Numa panela, faça um brigadeiro misturando 1 lata de leite condensado, meia lata de leite, uma colher de manteiga e o chocolate em pó. Leve ao fogo e cozinhe, mexendo sempre, até obter um creme consistente. Coloque este creme sobre os biscoitos e bombons.
Bata as 3 claras com as 2 colheres de açucar. Quando der  o ponto de neve, adicione o creme de leite.
Coloque o creme de claras por cima do brigadeiro e decore com bombons picados. Leve à geladeira até a hora de servir.